Centro de Arte e Meio Ambiente - CAMA

O Centro de Arte e Meio Ambiente – CAMA é uma Organização da Sociedade Civil - OSC, sem fins lucrativos, fundada no ano de 1995, sediada em Salvador- Bahia. O CAMA é composto por colaboradores e profissionais negros e negras, sendo que destes 90% são mulheres. Sua atuação é focada no Desenvolvimento Socioambiental em comunidades eminentemente negras da Bahia, direcionadas para juventude, mulheres, em situação de vulnerabilidade social.

Ao longo destes anos de atuação, o CAMA tem desenvolvido ações de apoio e fomento aos Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) dos segmentos de catadore(a)s de materiais recicláveis, alimentação, agricultura familiar, costura, cultural, entre outros, que envolve principalmente os jovens e mulheres, em sua maioria negros e negras, visando desenvolver a consciência da necessidade de melhoria da qualidade de vida urbana da população e das questões ligadas ao meio ambiente e o desenvolvimento local, sustentável e solidário. 

Entre as ações e projetos realizados neste período destaca-se a formação profissional de adolescentes e jovens, nas áreas de meio ambiente e cultura; Execução de projetos de Educação Ambiental; Assistência Técnica para o Fortalecimento Institucional de organizações comunitárias; Assistência Técnica para o Fortalecimento de Associações e Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis; Assistência Técnica para Empreendimentos da Economia Solidária; Assistência Técnica para na montagem e gerenciamento da Unidade de Beneficiamento de papel; Assistência Técnica para o fortalecimento da Rede de Cultura de Itapagipe; Assistência Técnica em Projetos de Educação Socioambiental de habitação Popular.  O CAMA adota uma metodologia de trabalho multidisciplinar preocupada com mudanças que ocorrem no mundo e seus impactos no local onde se insere a ação institucional. Os conteúdos trabalhados estão centrados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS. Promovendo o desenvolvimento de suas ações e projetos voltados para o alcance dos ODS (5, 6, 8,10,11 e 12).

Além disso, acumulou experiência na formação e fortalecimento das Redes CAMMPI (Comissão de Mobilização dos Moradores da Península de Itapagipe), da Central das Cooperativas de Trabalho de Reciclagem da Bahia – CCRBA. E no fortalecimento dos Fóruns (Fórum Estadual Lixo e Cidadania – FLC/BA, Fórum Metropolitano e Estadual de Economia Solidária (FMES e FBaES) e do Colegiado do Território Metropolitano – CODETER/TMS. Também integra a Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais - ABONG,  o Conselho de Fomento e Colaboração do MROSC – CONFOCO e o Conselho Estadual de Economia Solidária – CEES. 

Por fim vale ressaltar que o desenvolvimento dos seus projetos e ações estão centradas no enfrentamento ao racismo, sexismo, lesbtransfobia, o genocídio,  o feminicídio e na luta pela erradicação da pobreza por meio do fomento aos Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) dos segmentos de catadore(a)s de materiais recicláveis, alimentação, agricultura familiar, costura, cultural e outros com vistas a geração de trabalho e renda e a luta por uma sociedade socialmente justa e ambientalmente sustentável para as presentes e futuras gerações.

 

ImprimirEmail

Nosso Contato

Praça do Uruguai, S/n. - Uruguai. Ao lado do Espaço Cultural Alagados, Salvador –Bahia CEP: 40.450-210.

Telefone - 71 3207-1926